Ligue agora: (41) 3328-1418

TEAM BUILDING – Como construir uma equipe forte e preparada

Há alguns anos, sentei-me confortavelmente para fazer uma das coisas que mais gosto, ler. Peguei o livro Os 5 desafios das equipesdo Patrick Lencione e veio um primeiro impacto logo na introdução:

Finanças? Não. Estratégia? Também não. Tecnologia? Muito menos.

O trabalho em equipe continua sendo a vantagem competitiva definitiva – precisamente por ser tão poderoso e ao mesmo tempo tão raro.

Entre uma e outra xicara de chá, demorei-me suficientemente nesta primeira afirmação refletindo, porque é tão raro?

Segundo Lencione é tão raro e difícil porque as equipes são compostas de seres humanos imperfeitos e geramos disfunções.

Então, como minimizar essas disfunções, conquistando esse diferencial competitivo que é o sentimento constante de timeentre as pessoas da sua equipe?

Uma prática comum é realizar um tipo de treinamento chamado teambuilding. Geralmente são realizados ao ar livre, com o foco de fortalecer a equipe em torno dos seus objetivos comuns.

Na Catuetê gostamos de utilizar desafios vivenciais, caminhada de orientação, gastronomia, entre outros. Mas isso você encontra em nosso site www.catuete.com.br

No dia-a-dia, você pode melhorar o relacionamento entre sua equipe e fortalecer o trabalho em time. Dedique sua energia para as 8 dimensões que influenciam as pessoas a funcionarem como um time efetivo:

  1. Compartilhe e discuta adequadamente sobre os objetivos e propósitos da equipe
  2. Construa junto com a equipe as regras e responsabilidades da equipe. Compartilhe-as com cada pessoa que ingressar na equipe
  3. Empodere os relacionamentos e de apoio à performance. Todo mundo gosta de gerar resultado, e precisa saber como está indo
  4. Compartilhe os procedimentos e atividades. Muitas vezes os problemas com os processos acabam gerando problemas no relacionamento. Compartilhe as informações e estimule os integrantes a se comunicarem de maneira efetiva
  5. Desafie as pessoas e produzirem resultados superiores, e em equipe
  6. Energize as pessoas com o seu entusiasmo e mantenha alguns rituais que motivam a equipe: pode ser correrem juntos, o tradicional churrasco, uma oração no início do dia, uma celebração pela conquista de alguém ou de resultados comuns. Mantenha os rituais vivos e significativos. Sempre que apoio equipes a valorizarem seus rituais lembro dos hakas maoris dos AllBlacks (pesquise no youtube), são de arrepiar. Criem seus próprios hakas
  7. Oriente as pessoas para a alta produtividade e performance. Acompanhe, compartilhe, reconheça, dê suporte para a performance. Use as técnicas e lidere como um coach.
  8. Modele e sustente os diálogos significativos. Você tem muito influência sobre o que sua equipe dialoga. Então, gere e mantenha diálogos sobre forças, desempenho superior, inovação, reconhecimento, boas emoções, bons comportamentos. Reconheça muito. Elogie.

 

Na próxima semana, traremos algumas ferramentas para fortalecer ainda mais sua equipe.

E você, o que faz para gerar e manter o sentimento de time?

Deixe um Comentário