Skip to content
Ligue agora: (41) 3328-1418

Sistema organizacional: Análise da série La Casa de Papel

A espera pela segunda temporada de La Casa de Papel foi longa, mas valeu a pena esperar. É possível perceber a cada episódio a grande relação da história com o dia a dia organizacional. Reflexões sobre liderança e influência, exemplos sobre a formação de equipes de alta performance, e, principalmente, o que ficou muito forte foi a importância da cultura do planejamento. Isso é fundamental para termos resultado em treinamento de desenvolvimento de pessoas e podermos medir os seus impactos e resultados.

Abaixo listamos alguns das situações que podemos relacionar com o ambiente organizacional:

Formar um time com os melhores e investir para torná-los ainda mais competentes e, principalmente, no fortalecimento das suas relações.

O Professor buscou pessoas com competências complementares e em momentos de vida diferentes, porém adequados aos seus objetivos, e os envolveu no seu sonho, no seu desejo. Escale para sua equipe pessoas que estejam com vontade. Prefira pessoas com conhecimento e com vontade, porém, se não encontrar esses dois requisitos, prefira pessoas com vontade de aprender e crescer. Feito isso,organize uma forma de troca para o compartilhamento de informações, aprendizados e boas práticas. Faça times de aprendizado.

 

Atingir a alta performance é um investimento em desenvolvimento de longo prazo.

 

Quando Moscowsoube que ficariam 5 meses reunidos estudando o “projeto”, disse ao professor:

  • “Como assim 5 meses, você está louco ou o que?”
  • “O que são 5 meses?”responde o Professor.

Não existe resultado rápido em treinamento. Ele deve ser continuado. Podemos aproveitar melhor os Planos de Desenvolvimento Individuais construídos nos ciclos de gestão de desempenho ou de competências. Muitas vezes os planos são bem construídos, mas não tem prosseguimento por falta de acompanhamento e estímulos adequados. Planejar um desenvolvimento completo, fazer o acompanhamento e dar suporte para cada integrante da sua equipe é fundamental para acelerar o desenvolvimento e atingimento de resultados.

 

Em treinamentos, pense a experiência completa e garanta todas as etapas do plano de ação

O Professor planejou todas as etapas e todos os envolvidos as conheciam perfeitamente. Sabiam o que fazer inclusive quando situações (in)esperadas aconteceram.

Use qualquer modelo para desenhar o que será necessário antes, durante e depois do treinamento para atingir e mensurar o desenvolvimento das pessoas. Pode ser o PDCA, CAV – Ciclo de Aprendizagem Vivencial , 6Ds, não importa. Todos os modelos são bons, porém, não pule nenhuma etapa.

Tenha em mente os objetivos de desenvolvimento de cada pessoa e conecte com os objetivos e metas estratégicas da sua área ou empresa. Eles devem ser observáveis e mensuráveis.

 

 

Pense no que pode dar errado e parta para a ação.

Quando voltarem do treinamento os participantes podem ter dificuldade em praticar novos comportamentos, ferramentas, posturas, entre outras situações que vivenciamos todos os dias na área de T&D. Então, faça planos e envolva todo o sistema para garantir a execução de todas as etapas.

Se antecipe, lidere, inspire, envolva as pessoas para apoiar os participantes nos novos comportamentos. Elogio e reconhecimento são os maiores apoiadores para novos modelos mentais.

Deixe um Comentário