Ligue agora: (41) 3328-1418

Por onde começar um Plano de Carreira?

A única pessoa responsável por fazer o seu plano de carreira ser um sucesso é você mesmo!
Graças ao esforço de muitos estudiosos e de profissionais que se dedicam ao desenvolvimento de pessoas, hoje temos várias alternativas para nos auxiliar. São exemplos disso as Análises de Perfil e trabalhos utilizando Coaching.

Tim Clark propôs, a partir de uma adaptação do Business ModelGeneration – utilizado no desenvolvimento de novos negócios – um modelo para uso no desenvolvimento e reestruturação de plano de carreira e planejamento pessoal, o Business ModelYou. Utilizado no mundo inteiro por milhares de pessoas, o Business ModelYou consiste em um modelo que permite a pessoa ter uma postura semelhante a de uma empresa, é uma forma de analisar e refletir a sua atual situação e descobrir os seus valores, suas motivações e suas competências de tal forma que possa potencializá-las e que os outros também percebam e reconheçam.

Conheça cada item do Canvas, baixe gratuitamente o seu modelo e reflita sobre o seu plano de carreira!

Como começar um Plano de Carreira?

Recursos-chave (Quem você é? / O que você tem?)

Seus Recursos-chave incluem “Quem você é”, considerando seus interesses, talentos, habilidades e personalidade. Também incluem “O que você tem”, ou seja, ativos intangíveis como seus conhecimentos, experiências e contatos;e ativos tangíveis, como um veículo, ferramentas, roupas especiais, dinheiro.

Atividades-chave (O que você faz?)

“O que você faz” evolui naturalmente de “Quem você é”. Seus principais recursos são as tarefas críticas executadas regularmente no seu trabalho. São simplesmente as atividades físicas ou mentais realizadas para os Clientes, elas não descrevem o valor mais importante criado através da realização de tais atividades.

Clientes (Quem você ajuda?)

Seus Clientes ou grupos de clientes são as pessoas da sua organização que dependem da sua ajuda para conseguir o trabalho feito. Isso inclui o seu chefe, supervisor, e outros que estão diretamente relacionados suas atividades.

 Valor fornecido (Como você ajuda? O que oferece?)

Definir o valor que você fornece é essencial para o seu plano de carreira ter sucesso. Pense sobre como você ajuda outras pessoas a conseguirem seus trabalhos realizados. Este é o conceito mais importante para pensar sobre sua carreira.

Uma boa maneira de começar a definir Valor é se questionando: Para qual trabalho o cliente me “contrata” para realizar? Que benefícios os Clientes ganham como resultado desse trabalho?

Canais (Como eles sabem quem é você? Como você entrega?)

Os canais são cruciais para o seu modelo de negócio pessoal. Reflita sobre a forma como você comunica o que pode ajudar e como você pode Vender como pode ajudar, a fim de ser pago para isso.

Relacionamento com o Cliente (Como se relaciona?)

Como você descreveria a forma da sua interação com os Clientes? Você fornece o serviço pessoalmente? Ou os seus relacionamentos contam com e-mail ou outras comunicações escritas? Você se concentra no crescimento de sua base de clientes (aquisição) ou na satisfação de clientes existentes (retenção)?

Parceiros-chave (Quem te apoia?)

Seus Parceiros-chave são aquelas pessoas que o apoiam como um profissional e ajudam a fazer o seu trabalho com sucesso. Eles podem dar conselhos, motivação, ou oportunidades de crescimento. Como parceiros você pode incluir: colegas ou mentores no trabalho, membros da sua rede profissional, família ou amigos, ou consultores profissionais.

Receitas (O que você recebe?)

Anote fontes de renda, como salário contratado ou honorários profissionais, e quaisquer outros recebimentos em dinheiro. Pode levar em conta benefícios como aumento da satisfação, reconhecimento e contribuição com a sociedade.

Custos (O que você gasta?)

Os custos são o que você dá ao seu trabalho: tempo e energia, principalmente. Liste quaisquer custos não reembolsáveis necessários à realização de seu trabalho (exemplos: despesas com viagens, roupas, internet, despesas de telefone etc). Os custos também incluem o estresse ou insatisfação provocada pelas Atividades-chave ou por trabalhar com Parceiros-chave.

Fez sentido para você? Então, baixe gratuitamente o seu modelo e mãos à obra!

[Fonte: CLARK, Tim. O Modelos de Negócios Pessoal – Business ModelYou. Alta Books, 2013.]

Deixe um Comentário