Ligue agora: (41) 3328-1418

Ciclo de Aprendizagem Vivencial

O que é o Ciclo de Aprendizagem Vivencial?

Também conhecido como CAV, o Ciclo de Aprendizagem Vivencial, é muito utilizado como metodologia para treinamentos comportamentais onde são feitas atividades experienciais. Ele é o ponto-chave que faz com que possamos diferenciar uma dinâmica de grupo de uma atividade que proporcione aprendizado aos participantes.

Conceito

O conceito do Ciclo de Aprendizagem Vivencial deriva da História da Educação Experiencial e do modelo proposto por David Kolb para essa metodologia.
Como demonstra a figura, o CAV contempla as cinco fases de uma atividade vivencial.

CAV: Ciclo de Aprendizagem Vivencial

CAV: Ciclo de Aprendizagem Vivencial

1. Vivência

Nesta fase é onde acontece a atividade, é o momento onde os participantes vivem uma experiência com a condução de um facilitador.

2. Relato

O relato é a fase em que os participantes compartilham, de maneira descritiva, os acontecimentos da atividade.

3. Processamento

Este é o momento em que a presença do facilitador é fundamental. Ele conduzirá com  os participantes um diálogo embasado nas experiências, comportamentos, sentimentos e aprendizados que a atividade proporcionou.

4. Generalização

É o momento em que os participantes transferem as generalizações para as situações do dia-a-dia e relacionam comportamentos mais assertivos.

5. Aplicação

Por último fala-se da aplicação dos aprendizados onde são compartilhados os comportamentos a serem mudados e, principalmente, os que  devem ser mantidos e multiplicados.

Fonte: Paula Falcão. Métodos vivenciais em T&D. In: BOOG, Gustavo; BOOG, Madalena (Coords).
Manual de treinamento e desenvolvimento: processos e operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

Ciclo de Aprendizagem Vivencial e a Educação Experiencial

É imprescindível ressaltar que o que configura o uso da Educação Experiencial na aplicação de qualquer dinâmica de grupo ou
atividade, seja em sala ou ao ar livre, é o atendimento de todas as fases do CAV.

Para saber mais sobre estes temas, leia também o eBook Educação Experiencial: Um Modelo para Treinamentos Corporativos e Outdoor Training

Deixe um Comentário