Ligue agora: (41) 3328-1418

Investigação Apreciativa

É uma abordagem para energizar mudanças positivas nas pessoas, times e organizações.

O que funciona muito bem (apreciar) para engajar pessoas com base em perguntas apreciativas e nas suas histórias memoráveis (investigar).

NA INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA (IA):

  • Todo o sistema envolvido participa incluindo a maior diversidade de pessoas que importam para o seu futuro. Elas se reúnem para dialogar sobre o tema/tópico afirmativo;
  • Cenários futuros são colocados numa perspectiva histórica e global. Isso permite compreensão compartilhada e comprometida, aumentando o potencial para ação;
  • Os participantes autogerenciam seu trabalho e utilizam a investigação como ferramenta principal. Isso garante maior descoberta e criação de ações e projetos do que discursos e resultados predeterminados;
  • O denominador comum é a referência. Isso significa que podemos descobrir oportunidades para ação a partir de imagens comuns e compartilhadas do futuro que a maioria deseja construir, criar;
  • O processo de investigação apreciativa resulta num compromisso para a ação. Como coprojetistas, dialogamos e construímos as coisas que queremos criar individualmente ou em parcerias.

METODOLOGIA DIFERENCIADA E INOVADORA

Utilizamos em processos de educação corporativa, desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico e gestão da mudança. Com a IA exploramos as forças das equipes e organizações para obter resultados superiores.

UM MODELO MENTAL BASEADO EM FORÇAS

Investigação Apreciativa 4 Catuetê Treinamentos

NOSSAS SOLUÇÕES COM INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA

Para nós a Investigação Apreciativa é um modelo transversal que deve ser utilizado em várias práticas para a gestão de desempenho, gestão da mudança, estratégia e desenvolvimento de líderes e pessoas. Apoia os líderes e organizações a terem alta performance.

Originalmente somos treinados para observar as organizações, equipes e pessoas como problemas a serem resolvidos. A abordagem tradicional geralmente solicita a executivos, líderes e times para identificar seus problemas, e ajudá-los a encontrar soluções. Concentrando-se nos problemas, as pessoas muitas vezes têm dificuldade em pensar além de si mesmos.

A abordagem da Investigação Apreciativa é baseada em premissa diferente, ver as organizações e pessoas como possibilidades infinitas a serem descobertas e exploradas. Passa da tradicional resolução de problemas para a identificação de potencialidades e oportunidades. Tanto organizações quanto os profissionais são bem sucedidos e estão dando certo. Podemos cometer alguns enganos, porém, acertamos muito mais. Apenas não percebemos.

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE RH

Desenvolvemos turmas abertas e in company para capacitar líderes e profissionais de RH para o uso da Investigação Apreciativa no desenvolvimento e gestão de pessoas. Envolve a integração entre a abordagem baseada em forças, liderança apreciativa e investigação apreciativa para os sistemas e programas de gestão de pessoas. O programa ideal contempla 2 workshops com 24 horas cada (básico e avançado) com intervalo de 90 dias e o desenvolvimento de um projeto de IA com acompanhamento da nossa equipe na organização por até 120 dias.

Também temos workshops mais rápidos (a partir de 16 horas) com focos específicos para o uso da IA nas organizações.

DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES – A LIDERANÇA APRECIATIVA

Desenvolvemos turmas abertas e in company para capacitar líderes para o uso da Investigação Apreciativa na gestão de desempenho e gestão de pessoas. Envolve a integração entre a abordagem baseada em forças, liderança apreciativa e investigação apreciativa para as atribuições e papéis de um líder. O programa ideal contempla 2 workshops de 16 horas cada (básico e avançado) com intervalo de 60 dias entre eles e o desenvolvimento de um plano de ação aplicativo de IA com acompanhamento da nossa equipe por até 90 dias.

Também conduzimos palestras e workshops mais rápidos (a partir de 8 horas) com focos específicos para o uso da liderança apreciativa.

PALESTRAS

Realizamos palestras abertas e in company sobre o uso da Investigação Apreciativa nos seguintes temas:

O PODER DA LIDERANÇA APRECIATIVA

Indicada para líderes que necessitam ampliar os seus estilos para uma melhor performance. Traz como resultado a expansão das competências dos líderes aumentando a sua influência por meio de um estilo apreciativo, empoderador e integrador das forças das equipes e da organização

Clima surpreendente

Atende a necessidade de aumentar o engajamento e melhorar o clima organizacional. Traz como resultado colaboradores mais comprometidos, engajados e motivados. Apoia os líderes para inspirar ainda mais suas equipes garantindo um clima surpreendente

UM NOVO (E MUITO BOM) MODELO PARA MUDANÇAS

As pessoas resistem às mudanças obrigando a organização e seus líderes a gastarem muito mais tempo e energia para conduzir os processos de mudança. Essa palestra inspira, motiva e facilita o processo de mudança deixando os participantes mais receptíveis e flexíveis para o novo

WORKSHOP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Facilitamos workshop de planejamento estratégico utilizando a investigação apreciativa (5Ds) e o modelo SOAR em substituição (preferencialmente) ou em complemento ao tradicional SWOT. Traz como resultado um maior protagonismo dos participantes para uma atuação mais estratégica ao longo do período seguinte ao workshop, acelerando o atingimento dos objetivos estratégicos.   

ANÁLISE SWOTABORDAGEM SOAR
Orientação para a análise de cenários e ambientes (interno e externo)Orientação para a ação
Foco nas fraquezas e ameaçasFoco nas forças e oportunidades
Foco competitivoFoco em possibilidades
Melhoria contínua e incrementalInovação disruptiva, radical
Implementação de cima para
baixo na hierarquia
Envolvimento de todos os níveis
Foco na análise e planejamentoFoco no planejamento e implementação
Atenção aos gaps, ausências, déficitsAtenção aos resultados

GESTÃO DA MUDANÇA

Utilizamos o ciclo 5Ds em processos de mudança organizacional. Podemos conduzir o processo ou capacitar agentes de mudança para utilizar a investigação apreciativa como modelo para acelerar a mudança.

A Investigação Apreciativa é o modelo escolhido pela ONU para grandes programas de mudanças na sociedade como o Pacto Global, BAWB (Business as an Agent of World Benefit) e PRME

COACHING APRECIATIVO

O estágio da descoberta é sobre apreciar verdadeiramente o que a vida entrega aos clientes e ajudá-los a desenvolver uma visão ainda mais apreciativa deles mesmos. Apoiamos os clientes a focarem nas forças vitais e raízes de seus sucessos passados e atuais usando quatro etapas apreciativas. No estágio do Sonho, guiamos o cliente a explorar seus desejos e anseios mais reais para um futuro ainda mais bem-sucedido. Este estágio capacita o cliente a experimentar uma sensação única de coerência de viver suas vidas porque seu sonho se baseia e se expande a partir de seu passado e seu presente. Durante o estágio de Projeto, auxiliamos os clientes a direcionarem suas atenções e agir para que eles se tornem projetistas de seus futuros que mais almejam. Por fim, no estágio do Destino, os clientes aprendem a reconhecer e celebrar seus próprios sonhos e viver suas vidas por completo.

Conduzimos os processos de coaching executivo empresarial utilizando os princípios da Investigação Apreciativa para gerar mudanças positivas na performance, no desenvolvimento profissional e na liderança da organização.

Ciclo 5Ds

INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA PODE COMEÇAR COM O CICLO 5D

O ciclo 5Ds é uma das principais ferramentas da IA e uma boa maneira de começar qualquer construção coletiva. É utilizada para focar nas forças de um grupo ou organização e identificar o que move e energiza as pessoas para a criação de um futuro positivo. Mais do que uma abordagem, a investigação apreciativa é um modelo mental que nos ajuda a pensar e processar as informações e relações de forma diferente.

FALE CONOSCO

Envie sua mensagem e responderemos por email. Se preferir, informe o seu número de telefone e ligaremos para você.

Please enter your name.
Please enter a valid email.
Please enter a valid phone number.
Please enter a subject.
Please enter a message.