Investigação Apreciativa
É uma abordagem para acelerar mudanças positivas nas pessoas, times e organizações.
O que funciona muito bem (apreciar) para engajar pessoas com base em perguntas apreciativas e nas suas histórias memoráveis (investigar).
NA INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA (IA):
- Todo o sistema envolvido participa incluindo a maior diversidade de pessoas que importam para o seu futuro. Elas se reúnem para dialogar sobre o tema/tópico afirmativo;
- Cenários futuros são colocados numa perspectiva histórica e global. Isso permite compreensão compartilhada e comprometida, aumentando o potencial para ação;
- Os participantes autogerenciam seu trabalho e utilizam a investigação como ferramenta principal. Isso garante maior descoberta e criação de ações e projetos do que discursos e resultados predeterminados;
- O denominador comum é a referência. Isso significa que podemos descobrir oportunidades para ação a partir de imagens comuns e compartilhadas do futuro que a maioria deseja construir, criar;
- O processo de investigação apreciativa resulta num compromisso para a ação. Como coprojetistas, dialogamos e construímos as coisas que queremos criar individualmente ou em parcerias.
UM MODELO MENTAL BASEADO EM FORÇAS
NOSSAS SOLUÇÕES COM INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA
Para nós a Investigação Apreciativa é um modelo transversal que deve ser utilizado em várias práticas para a gestão de desempenho, gestão da mudança, estratégia e desenvolvimento de líderes e pessoas. Apoia os líderes e organizações a terem alta performance.
Originalmente somos treinados para observar as organizações, equipes e pessoas como problemas a serem resolvidos. A abordagem tradicional geralmente solicita a executivos, líderes e times para identificar seus problemas, e ajudá-los a encontrar soluções. Concentrando-se nos problemas, as pessoas muitas vezes têm dificuldade em pensar além de si mesmos.
A abordagem da Investigação Apreciativa é baseada em premissa diferente, ver as organizações e pessoas como possibilidades infinitas a serem descobertas e exploradas. Passa da tradicional resolução de problemas para a identificação de potencialidades e oportunidades. Tanto organizações quanto os profissionais são bem sucedidos e estão dando certo. Podemos cometer alguns enganos, porém, acertamos muito mais. Apenas não percebemos.

INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA PODE COMEÇAR COM O CICLO 5D
O ciclo 5Ds é uma das principais ferramentas da IA e uma boa maneira de começar qualquer construção coletiva. É utilizada para focar nas forças de um grupo ou organização e identificar o que move e energiza as pessoas para a criação de um futuro positivo. Mais do que uma abordagem, a investigação apreciativa é um modelo mental que nos ajuda a pensar e processar as informações e relações de forma diferente.