Educação Experiencial

Educação experiencial pode ser entendida como um processo através do qual o participante constrói seu conhecimento e desenvolve competências, habilidades e valores a partir de experiências desafiadoras.

Para Kolb as pessoas aprendem fazendo, vivenciando experiências e não somente lendo a respeito ou recebendo instruções. Para ele, a verdadeira aprendizagem é vivencial. Quanto mais interativo é o estímulo, maior a experiência e o aprendizado.

, Educação Experiencial, Catuetê Treinamentos

Saiba mais sobre Educação Experiencial baixando gratuitamente nosso eBook

Percebe-se que a utilização da educação experiencial nos treinamentos corporativos traz como resultado, para os profissionais de qualquer área, maiores oportunidades de autoconhecimento, a partir da identificação dos pontos fortes e dificuldades pessoais, além de desenvolver suas competências comportamentais.

O objetivo fundamental do treinamento utilizando a metodologia experiencial é fazer o participante experimentar novas sensações por meio da realização de atividades, geralmente ao ar livre, nas quais ele pode perceber sua postura e atuação, refletindo e transformando suas atitudes em benefícios organizacionais. Ele é estimulado a identificar e a construir analogias entre as experiências vividas e as situações cotidianas da empresa.

Essa metodologia pode ser aplicada em qualquer necessidade de mudança, desenvolvimento ou desempenho de uma organização. Desde preparar os comportamentos das pessoas para o uso de ferramentas de estratégia, desdobrar as estratégias, até para garantir a operacionalização da estratégia.