Ligue agora: (41) 3328-1418

Metodologias

Utilizamos ferramentas de diálogo para promover o desenvolvimento de pessoas e organizações.

6DS

As 6 disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio é o modelo para formatar a experiência completa. A partir da definição dos resultados para o negócio e dos indicadores que serão impactados, são desenhadas as atividades que serão realizadas antes, durante e após o treinamento, inclusive como será medido o impacto da contratação.

6Ds

INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA

Ferramenta de diálogo e ação baseada em indagações, questionamentos focando o positivo. Nela é estabelecida pelos participantes uma visão/imagem positiva do futuro e a análise das forças para se chegar ao futuro por meio da investigação das melhores experiências já vividas pelos participantes. É complementado com um plano de ação para se chegar aos objetivos e metas estabelecidos

Educação experiencial

Educação experiencial pode ser entendida como um processo através do qual o participante constrói seu conhecimento e desenvolve competências, habilidades e valores a partir de experiências desafiadoras.

Para Kolb as pessoas aprendem fazendo, vivenciando experiências e não somente lendo a respeito ou recebendo instruções. Para ele, a verdadeira aprendizagem é vivencial. Quanto mais interativo é o estímulo, maior a experiência e o aprendizado.

Percebe-se que a utilização da educação experiencial nos treinamentos corporativos traz como resultado, para os profissionais de qualquer área, maiores oportunidades de autoconhecimento, a partir da identificação dos pontos fortes e dificuldades pessoais, além de desenvolver suas competências comportamentais.

O objetivo fundamental do treinamento utilizando a metodologia experiencial é fazer o participante experimentar novas sensações por meio da realização de atividades, geralmente ao ar livre, nas quais ele pode perceber sua postura e atuação, refletindo e transformando suas atitudes em benefícios organizacionais. Ele é estimulado a identificar e a construir analogias entre as experiências vividas e as situações cotidianas da empresa.

Essa metodologia pode ser aplicada em qualquer necessidade de mudança, desenvolvimento ou desempenho de uma organização. Desde preparar os comportamentos das pessoas para o uso de ferramentas de estratégia, desdobrar as estratégias, até para garantir a operacionalização da estratégia.

Saiba mais sobre Educação Experiencial baixando gratuitamente nosso eBook

CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL – CAV

É muito utilizado como metodologia para treinamentos comportamentais onde são feitas atividades experienciais. Orienta a condução de dinâmicas de grupo, focando para que proporcione aprendizado aos participantes e a aplicação dos aprendizados no cotidiano dos participantes.

O Ciclo de Aprendizagem Vivencial deriva da história da educação experiencial e do modelo proposto por David Kolb para essa metodologia. Como demonstra a figura, o CAV contempla as cinco fases de uma atividade vivencial.

FERRAMENTAS DE DIALÓGO E AÇÃO

Os processos de diálogo podem contribuir com a construção de relações mais harmônicas e resultados para todos os envolvidos.

Se o diálogo visa solução de problemas e entendimento entre as pessoas, por si só, ele pressupõe um movimento de mudança no pensamento daqueles que participam do processo dialógico.

Utilizamos como ferramentas de diálogo o World Café, Pro Action Café, Open Space, Reuniões Dinâmicas e outras que priorizem diálogos colaborativos e significativos em prol de um mesmo objetivo.

CONCEITOS E TÉCNICAS DE COACHING

Utilizados principalmente no desenvolvimento de lideranças. São baseadas fortemente na construção de planos de desenvolvimento, no acompanhamento, na ação focada em resultados entregues e na sua medição.